Câncer de pulmão – O que é?

14 de outubro de 2015

Tumor é o maior causador de mortes em todo o mundo.

Os tumores pulmonares podem ser classificados como benignos ou malignos. Cerca de 90% dos tumores são malignos e o tipo mais comum é o chamado carcinoma pulmonar de células não pequenas.

O câncer de pulmão é o mais comum de todos os tumores malignos e o maior responsável pelas mortes decorrentes de carcinoma no mundo, matando 1,4 milhão de pessoas todos os anos.

Mesmo sendo facilmente evitável, já que 90% dos casos são consequências do tabagismo, a incidência da doença aumenta 2% todos os anos, o que em números exatos representaria cerca de 1,82 milhões de novos casos diagnosticados.

Embora os riscos de desenvolver o tumor seja de 20 a 30 vezes maior em tabagista, pessoas não-fumantes também podem ser diagnosticadas, principalmente se convivem com quem fuma (fumo passivo) – o risco do fumante passivo é de pelo menos três vezes mais que o de uma pessoa não exposta à fumaça do cigarro-, aqueles que possuem histórico familiar, fatores genéticos ou alguma DPOC (doença obstrutiva crônica), como enfisema pulmonar e bronquite.

Aqueles que estão expostos a certos agentes químicos (asbestos, arsênico, amianto) e a metais pesados (níquel, cromo) também apresentam riscos.

Relacionados