Lesões na traqueia – O que são?

19 de julho de 2016

Órgão é responsável por levar ar até os pulmões. Lesões na região podem dificultar a passagem de ar.

Parte do sistema respiratório, a traqueia é um órgão que fica entre a laringe e os brônquios. Sua função é filtrar, umedecer e aquecer o ar para conduzi-lo aos pulmões. Portanto, é fundamental para um dos processos mais importantes da vida: respirar.

Alguns pacientes que necessitaram de intubação orotraqueal (tubo de ventilação dos pulmões usado para dar suporte à respiração do paciente) podem apresentar lesões diretas ou indiretas nesse órgão tão vital.

O problema é que essas lesões podem evoluir para um processo de cicatrização exagerada, que diminui o espaço dentro do órgão e impede a passagem adequada de ar pelo local. Esse fenômeno é conhecido como estenose de traqueia.

Ainda, é possível lesionar a traqueia se houver compressões ou esmagamento do tórax, o que consequentemente atinge o órgão. Essas lesões  costumam ser extremamente graves, pois impedem a entrada de ar para os pulmões e muitas vezes estão acompanhadas de pneumotórax hipertensivo, tosse com sangue (hemoptise) e enfisema de subcutâneo (presença de ar embaixo da pele). É um tipo de lesão incomum, normalmente provocando a morte no local do acidente.

O diagnóstico deve ser feito através de broncoscopia (endoscopia para as vias respiratórias) e o tratamento exige o envolvimento do cirurgião torácico. É um tipo de lesão de alta mortalidade, principalmente devido a outras lesões associadas de igual ou pior gravidade.

É importante salientar que as lesões da traqueia se associam, muitas vezes, a lesões do esôfago, podendo daí resultar uma fístula esôfago-traqueal.

Relacionados