Pneumonia

22 de julho de 2016

Pneumonia é um processo desencadeado por agentes infecciosos nos pulmões e pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e protozoários.

O pulmão é constantemente exposto a gases e microorganismos presentes no ar inspirado e, apesar dos mecanismos de defesa, as infecções respiratórias são bastante comuns. Vão desde casos com pouca gravidade até doenças associadas com risco de morte, entre elas a pneumonia.

A pneumonia é um processo desencadeado por agentes infecciosos nas vias aéreas inferiores (pulmões) e pode ser causado por bactérias, vírus, fungos e protozoários.

Idosos, pacientes com doenças pulmonares associados ao tabagismo (como enfisema), hepáticas, cardíacas, renais ou com diabetes, além de pessoas internadas em hospital, têm um risco maior de adquirir pneumonias.

SINTOMAS

Os sintomas mais comuns são febre, tosse produtiva e falta de ar (dispneia), associados a alterações no exame físico pulmonar e na radiografia do tórax.

TRATAMENTO

O tratamento é realizado com antibióticos endovenosos nos pacientes graves e internados. Pacientes com doença menos grave podem ser tratados em casa com o uso disciplinado de antibióticos orais.

Relacionados