Toracotomia – Dúvidas sobre a cirurgia

19 de julho de 2016

Tire suas dúvidas sobre a toracotomia, cirurgia que envolve abertura do tórax.

1) Quando se realiza uma toracotomia?

A toracotomia é o termo usado quando há necessidade de se abrir o tórax. Normalmente, a abertura se faz entre as costelas, onde se coloca um afastador para que os cirurgiões possam ter acesso à cavidade torácica. A toracotomia é utilizada para procedimentos de grande porte, tais como lobectomia (retirada de um lobo do pulmão), pneumonectomia (ou pneumectomia, retirada de um pulmão inteiro), ressecção de grandes tumores, decorticações pulmonares extensas etc.

2) Dói?

Sim. A toracotomia é uma das cirurgias mais doloridas que existem. Felizmente, existem diversos recursos para minimizar a dor, começando pela técnica operatória: antigamente, a toracotomia era muito grande e seccionava vários músculos do tórax. Hoje, ela tem 1/3 do tamanho das incisões que eram realizadas há 25 anos e seccionam poucos músculos, o que provoca bem menos dor. Além do uso de analgésicos potentes, como a morfina e seus derivados, pode-se usar a peridural analgésica (anestesia por cateter que fica na coluna vertebral). Hoje também é muito comum usar bombas de infusão de medicamentos (PCA em inglês), tanto na corrente sanguínea, como na peridural.

3) Quanto tempo dura a dor?

A intensidade da dor e o tempo de duração variam muito dependendo do tipo da toracotomia e de cada paciente. Claro que a dor melhora gradativamente no decorrer do tempo. É muito intensa na primeira semana e pode perdurar por até 30 dias de pós-operatório.

4) Quanto tempo de internação?

Em média 5 dias. É muito comum estender por uma semana.

5) Quanto tempo de recuperação?

A recuperação é lenta e progressiva. Mínimo de 15 dias sem atividades como dirigir, trabalhar ou estudar. Atividade física em geral é possível após 30 dias de pós-operatório.

6) O que é cirurgia torácica vídeo-assistida?

Cirurgia torácica vídeo-assistida (VATS em inglês) é a combinação de uma cirurgia convencional com incisão aberta e da videotoracoscopia, que usa sistema de vídeo. Isso diminui o tamanho das incisões e o tempo de recuperação dos pacientes.

Relacionados