Tumores no mediastino – O que são?

19 de julho de 2016

Região entre os dois pulmões pode abrigar diferentes tipos de câncer. Conheça os principais.

Antes de falarmos sobre tumores no mediastino, primeiro é preciso saber um pouco mais sobre o que ele é.

O mediastino é o espaço existente entre os dois pulmões. Nele, estão acomodadas algumas estruturas muito importantes: o timo, a tireoide intratorácica, os gânglios mediastinais, o coração, os grandes vasos, o esôfago, o sistema nervoso e linfático.

Por se tratar de uma extensa região, é dividido em três partes principais: mediastino anterior, mediastino posterior e mediastino médio. Qualquer crescimento celular anormal em uma dessas regiões é considerado um cisto ou tumor do mediastino, que podem ser:

Mediastino anterior – tumor do timo, timoma, bócio intratorácico, teratoma, linfomas (Hodgkin e não Hodgkin) do tórax e tumores germinativos. Cerca de 60% de todas as neoplasias mediastinais ocorrem nessa região.

Mediastino médio – cistos entéricos, cistos pericárdicos, cistos broncogênicos, linfomas, tumores do coração e pericárdio e adenomegalias mediastinais. Local onde se desenvolvem 15% dos tumores.

Mediastino posterior – tumores de nervos (neuroblastoma, schwanoma, neurofibroma, ganglioneuroma, paraganglioma), feocromocitoma, aneurismas da aorta, tumores e cistos do esôfago. Essa região é sede de 25% dos casos de tumor no mediastino.

Relacionados