Saiba mais sobre
Câncer de Pulmão
O câncer de pulmão tem origem nas células que revestem os brônquios e partes do órgão, como bronquíolos e alvéolos. Essas, quando se desenvolvem desordenadamente, provocam o surgimento de tumores que podem se disseminar em outras partes do corpo.
Dentre as principais causas da progressão da doença, o tabagismo é apontado como a principal. Vale lembrar que o fumante passivo, aquele que é exposto à fumaça do cigarro, também tem chances de desenvolver a doença.
Contudo, existem alguns outros fatores de risco. São eles:
- Histórico familiar de câncer de pulmão e doenças pulmonares em geral, como a tuberculose;
- Idade, pois as maiores taxas desse tipo de câncer são em idosos;
- Poluição, exposição ao gás radônio e ao amianto.
O diagnóstico é feito com base em exames clínicos e de imagem, como raio-X de tórax. Em complemento, o médico também pode indicar a tomografia computadorizada, uma biópsia e, em alguns casos, a broncoscopia (endoscopia respiratória).
Tire suas Dúvidas
Contact Us
Sintomas e Tratamentos
Cirurgia para Câncer de Pulmão
A cirurgia para o tratamento do câncer de pulmão costuma ser indicada até o estágio 3 da doença, sendo realizada junto a outros tratamentos complementares, como quimio e radioterapia.
O procedimento consiste na retirada do tumor e/ou dos linfonodos, sendo um dos tratamentos que proporciona melhores resultados para controle da doença.
A cirurgia para retirada do tumor pode ser feita de três formas:
- Segmentectomia e ressecção em cunha - ocorre quando se retira uma parte pequena do pulmão onde está localizado o tumor. Normalmente é realizada em pacientes com idade e/ou condições clínicas avançadas;
- Lobectomia - é a retirada do lobo pulmonar onde o tumor está situado. Remove todo o tecido de uma forma mais anatômica;
- Pneumectomia - retirada de um pulmão inteiro.
Porém, para que cirurgia seja um sucesso, também é necessário atenção aos cuidados pré e pós-operatórios:
Entre em Contato
Agende via WhatsApp
Av. Albert Einstein, 627 - Morumbi
São Paulo, SP
Cuidados Pré-Operatórios
A indicações pré-operatórias para a cirurgia de câncer de pulmão costumam ser:
- Parar de fumar por pelo menos um mês antes da cirurgia;
- Fazer exercícios físicos, desde que recomendados pelo cirurgião;
- Parar de tomar remédios que afinam o sangue, como a aspirina.
Cuidados Pós-Operatórios
O tempo de internação após a cirurgia pode variar. Geralmente, é em torno de 5 a 10 dias. Dentre as principais recomendações, está a prática de exercícios leves, orientados por um fisioterapeuta.
Embora o procedimento exija repouso, é essencial movimentar-se, uma vez que isso ajuda na circulação, além de evitar a formação de coágulos sanguíneos.