Saiba mais sobre
Pneumotórax
O pneumotórax é uma doença caracterizada pelo aparecimento de ar entre o pulmão e a pleura parietal. Esta, por sua vez, trata-se de uma membrana fina e transparente, que reveste a parede interna do tórax.
A condição causa diversas dificuldades respiratórias devido à compressão do pulmão e ao aumento da pressão da cavidade torácica. Além disso, o pneumotórax também pode acarretar problemas no funcionamento do coração.
O diagnóstico costuma ser realizado através de radiografias do tórax, histórico clínico e exames físicos. Contudo, também podem ser solicitados outros exames complementares, como a tomografia computadorizada ou a ultrassonografia.
Existem quatro tipos de pneumotórax, classificados como:
Tire suas Dúvidas
Preencha o formulário abaixo com suas dúvidas ou ligue para nós!
Contact Us
Tipos de Pneumotórax
Sintomas
O principal sintoma do pneumotórax é uma dor intensa na região do tórax, repentina, de início agudo e que piora ao respirar, resultando em falta de ar.
Entre outros sintomas, estão:
- Tosse;
- Respiração rápida;
- Aumento dos batimentos cardíacos;
- Pele azulada.
Entre em Contato
Agende via WhatsApp
Av. Albert Einstein, 627 - Morumbi
São Paulo, SP
Tratamentos
O tratamento do pneumotórax pode variar, conforme a intensidade dos sintomas, repercussão clínica e possíveis comorbidades do paciente. A prescrição médica pode incluir repouso, observação, oxigenoterapia, suplementação, aspiração simples e até mesmo cirurgia, dependendo do caso.
Cirurgia
A cirurgia é indicada nos casos mais frequentes de reincidência, pneumotórax bilateral e em quadros não solucionados com drenagem torácica. O procedimento pode ser feito tanto por por videotracoscopia ou por via aberta, com anestesia geral.