Saiba mais sobre
Segmentectomia
É o procedimento de remoção de um dos segmentos pulmonares, ou seja, de apenas parte de um lobo. A segmentectomia é um procedimento mais complexo do que a lobectomia (remoção de um dos 5 lobos pulmonares), mas que visa poupar o maior volume de pulmão possível.
Tradicionalmente, a segmentectomia é realizada através de uma toracotomia, que envolve uma incisão na parede lateral do tórax, seguida do afastamento das costelas - permitindo acessar o órgão.
Porém, com o avanço na medicina, tornou-se possível a realização do procedimento por via videotoracoscópica ou, mais recentemente, robótica, técnicas que oferecem mais segurança e praticidade.
Tire suas Dúvidas
Contact Us
Tipos de Cirurgia
Quando é indicada?
O procedimento é indicado especialmente no tratamento de câncer de pulmão em estágio muito inicial, e para pacientes que não tem condições pulmonares necessárias para a ressecção de uma porção maior do órgão.
Também pode ser uma boa alternativa para as seguintes situações:
- Bronquiectasia;
- Metástases pulmonares;
- Malformações congênitas do pulmão;
- Demais situações raras que podem acometer o órgão.
Entre em Contato
Agende via WhatsApp
Av. Albert Einstein, 627 - Morumbi
São Paulo, SP
Cuidados Pré-Operatórios
Algumas complicações podem surgir após a cirurgia, como pneumonia, dor e arritmia cardíaca. Sabendo disso, é essencial realizar uma série de avaliações prévias no paciente, incluindo sua função pulmonar e os riscos cardiovasculares.
Para isso, são realizados diversos exames, como hemograma, prova de função pulmonar, eletrocardiograma e ecocardiograma, a fim de avaliar o seu estado clínico - que irá influenciar diretamente na segurança durante a cirurgia e a recuperação.
Além disso, geralmente é solicitado que o paciente esteja em jejum por pelo menos 6 horas.
Cuidados Pós-Operatórios
Após a cirurgia, o paciente fica com um dreno no tórax, removido geralmente entre o 1º e 3º dia. Geralmente após a retirada do dreno e a redução da dor, ele poderá receber alta hospitalar.
Durante, pelo menos, 15 dias, o paciente deve evitar exercícios intensos. Após esse período, dependendo da sua recuperação, já poderá retomar as atividades habituais.