O que é hiperidrose e quais os sintomas?

Intor Cirurgia Torácica • Feb 25, 2022

A hiperidrose é uma condição médica que está relacionada com o excesso de suor. Quando ela se manifesta, as consequências são tanto físicas quanto psicológicas. Os locais mais característicos em que a hiperidrose ocorre são as mãos, os pés, as axilas e a região crânio-facial.

Além de ser desconfortável, ela pode causar situações de constrangimento e até fobia social.

Alguns exemplos são as marcas deixadas na roupa devido ao excesso de suor. Outras vezes, quando é mais intensa, pode afetar, inclusive, as relações pessoais.

Vale ressaltar que atualmente ainda há muitas pessoas que desconhecem sobre a doença. Por isso, deixam de ir ao médico e de procurar tratamentos que ajudem a controlá-la.

Continue acompanhando este texto e tire suas dúvidas sobre o que é hiperidrose, suas principais causas e sintomas.

Entenda o que é Hiperidrose

Para entender o que é hiperidrose precisamos primeiro diferenciá-la da sudorese.

A sudorese é uma condição natural do corpo. Ela acontece em situações de elevação de temperatura externa, prática de atividade física, em lugares fechados, momentos de raiva, nervosismo ou medo, entre outros. O sinal de alerta está quando a transpiração se dá de modo excessivo.

Neste caso, passamos a ter hiperidrose. Uma condição médica que não necessariamente é produzida pelas diferentes temperaturas do ambiente, exercício físico ou outras situações específicas. A hiperidrose portanto ocorre espontaneamente.

Causas e Sintomas da Hiperidrose

A hiperidrose acontece porque as glândulas sudoríparas estão sendo ativadas e ou hiper estimuladas pelo sistema nervoso autônomo.  Ou seja, elas não estão funcionando como deveriam para regular o movimento de transpiração do corpo, o que acaba provocando o suor excessivo.

Além disso, a hiperidrose também pode ser uma consequência de fatores emocionais, hereditários ou ser um sintoma de outras doenças

Veja quais as causas mais comuns e como você pode identificá-las:

Causas

Como mencionamos, fatores genéticos, emocionais e até mesmo outras doenças podem causar a hiperidrose. Além disso, ela possui dois tipos de manifestação, que se diferenciam, principalmente, pela origem e sintomas. Veja quais são eles:

• Hiperidrose primária local: aparece durante a infância e adolescência. Geralmente está ligada a condições hereditárias, portanto pode se manifestar em outras pessoas da família. Como mencionado acima, caracteristicamente nas mãos, pés, axilas e ou região crânio-facial.
  • Hiperidrose secundária generalizada: esse é um tipo mais intenso. Pode acontecer devido a uma condição médica ou pelo efeito colateral de alguma medicação ou patologia. Ele se manifesta preferencialmente na fase adulta e de forma generalizada.

Sintomas mais comuns:

Para identificar a hiperidrose primária no corpo, é importante saber que ela pode acontecer, como mencionado acima, em diversas partes.

As axilas, as palmas das mãos, o rosto e a planta dos pés são as regiões mais comuns. Também se manifestam mais raramente na  cabeça e/ou  na virilha.

Nos casos em que há a hiperidrose secundária generalizada, o suor excessivo pode afetar todas as partes do corpo.

Além disso, nesse tipo, ela também se manifesta caracteristicamente enquanto a pessoa está dormindo, ainda que a temperatura externa esteja regulada.

Conclusão

Como vimos, a hiperidrose é uma doença que além de causar incômodo para o paciente, afeta diversas esferas de sua vida. Porém, por não saber como identificá-la, muitos acabam não buscando ajuda profissional.

Por isso a importância e necessidade de se falar sobre o que é hiperidrose. Com um diagnóstico correto, é possível tratar do suor excessivo para a melhora da qualidade de vida do paciente.

Para isso, é importante estar atento aos sinais e procurar um médico para o diagnóstico e tratamento corretos.

Principalmente quando a hiperidrose está afetando a rotina e as relações sociais. Saiba mais sobre esses e outros assuntos acessando nossos conteúdos!

cânula de traqueostomia
By Intor Cirurgia Torácica 01 Mar, 2022
Confira aqui quais os tipos de cânula de traqueostomia que existem, qual é a mais indicada para cada condição clínica, e como escolher a melhor opção para o paciente.
cirurgia de câncer de pulmão
By Intor Cirurgia Torácica 28 Feb, 2022
Quando uma cirurgia de câncer de pulmão é indicada? Descubra aqui qual o melhor tratamento para cada caso e mais sobre o tema!
traqueostomia o que é
By Intor Cirurgia Torácica 23 Feb, 2022
Entenda aqui o que é traqueostomia, como ela funciona e quando o procedimento é indicado. Tire as suas dúvidas sobre essa prática médica.